SPF Sender Policy Framework

SPF é uma tecnologia para combater a falsificação de endereços de retorno dos emails (return-path). O mecanismo permite:

Ao administrador de um domínio: definir e publicar uma política SPF, onde são designados os endereços das máquinas autorizadas a enviar mensagens em nome deste domínio; e
Ao administrador de um serviço de e-mail: estabelecer critérios de aceitação de mensagens em função da checagem das políticas SPF publicadas para cada domínio.

Este processo é uma garantia para as empresas que enviam o e-mail marketing como para os provedores, pois é um tipo de autenticação/permissão de envio.

 Publicando a política SPF
Ao publicar uma política de SPF, o administrador de um domínio está autorizando determinados MTAs a enviar e-mails em nome deste domínio. O objetivo é evitar que terceiros enviem mensagem indevidamente em nome de seu domínio, e que mensagens de erro (bounces) causadas por spam com envelope falso sejam enviadas para o seu servidor.

Estas políticas são publicadas através de registros TXT do DNS, em formato ASCII. Um exemplo desse registro é:

Exemplo:
empresa.com.br IN TXT “v=spf1 referexpress.com.br ~all”
Neste caso a política estabelece que pode enviar mensagens em nome do domínio empresa.com.br uma máquina que satisfaça um dos seguintes critérios:

Seu endereço IP ou domínio devem ser um RR tipo A do domínio empresa.com.br (a);
O domínio da empresa que enviará os e-mails, no caso referexpress.com.br;
A cláusula “~all” diz que devem ser recusados (“~”, prefixo SoftFail) e-mails partindo de qualquer outro endereço IP (all).

A cláusula “all” deve ser sempre a cláusula mais à direita. Ela define qual resposta será retornada em uma consulta SPF, caso nenhuma das outras cláusulas se aplique.

Para maiores detalhes entre no site oficial do AntiSpam.br e conheça todas as regras.

Conheça nossos Planos!

Conheça nossos planos e contrate online o plano adequado para sua empresa!